quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Móveis e peças em madeira ainda mais sustentáveis

Materiais ecologicamente corretos ganham força na arquitetura com preços para todos os bolsos. Descontos chegam a 30%


Por Cristiane Campos

Rio - Adornos e móveis ecologicamente corretos já tomam conta do mercado, com design descolado, preços que não pesam tanto no bolso e descontos que chegam até 30%. Os materiais que não prejudicam o meio ambiente ganham força na decoração, como as madeiras de demolição ou de manejo florestal. Elas também estão presentes em objetos, como porta-cartões, luminárias e até baldes de gelo.


A loja Dentro Design, por exemplo, investe na sustentabilidade e apresenta mais de 200 objetos e móveis com esta característica. São madeiras certificadas, todas rigorosamente selecionadas, higienizadas e tratadas, que se transformam em produtos de qualidade exclusivos. Por mais que seja a mesma madeira, o efeito que o tempo cria sobre elas é de característica única.


A maioria dos objetos é confeccionada em madeira de demolição, de reflorestamento, ou tombadas, como as utilizadas nos trabalhos do designer Thomaz Brasil, vendidos exclusivamente na loja. Ele usa troncos, vigas e caibros, resultantes de podas, obras ou outras situações. “As podas devem estar autorizadas pelos órgãos responsáveis e os motivos variam, mas em geral tem a ver com segurança ou estado fragilizado da árvore”, conta Thomaz.

Outro designer que não abre mão do ecologicamente correto é Leonardo Bueno, de Maria da Fé, cidade ao Sul de Minas Gerais. Ele utiliza madeira dos quatro cantos do mundo, descartada como resíduo e por ele transformada em peças de arte e design. 


Carlos Motta também engrossa o time. A linha Timbó, em madeira maciça de eucalipto, por exemplo, é certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). Os móveis para área externa estão com descontos de até 30% nos preços até o dia 26 deste mês e podem ser encontrados na loja Arquivo Contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário